Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Crucificaram a “mãe da humanidade”!

 

África: natureza e história

Nenhum continente tem tanta história, nenhum foi e segue sendo tão essencial à instauração e à reprodução do capitalismo quanto a África.

por Emir Sader em 17/04/2014 às 08:26


Emir Sader

Um continente vítima do colonialismo, do neo-colonialismo e da escravidão não pode deixar de ter essas feridas expostas em toda a sua extensão. Fornecedora de matérias primas e de mão de obra escrava, a África foi esquartejada pelas potenciais coloniais e sugada em tocas as suas riquezas – materiais e humanas.
Em 1890 as potências coloniais europeias se reuniam em Berlim para completar entre elas a divisão da África. De tal forma primou a prepotência e a arbitrariedade, que fronteiras do norte da África foram feitas com régua na divisão entre os colonizadores, não importando se dividiam povos, rios, montanhas, cidades.
Quando as formas coloniais de exploração e dominação não foram mais possíveis, elas ganharam formas novas, com independências politicas, que logo passaram a aparecer como sistemas neo-coloniais, que reproduzem as velhas formas de dominação, sob formas novas.
Os líderes que não se ajustavam a isso foram derrubados – como Ben Bella, na Argelia – ou assassinados – como Lumumba, no Congo. Trataram e tratam de expropriar a história da Africa, tentando reduzir o continente a um mundo de natureza, em que os conflitos seriam tribais, a miséria um efeito do atraso econômico, a cultura reduzida ao folclore.
Quando fizeram 20 anos do maior massacre das ultimas décadas na Africa, em Ruanda, entre hutus e toutsis, o governo atual não convidou a França, responsabilizando-se diretamente pelos acontecimentos, quando na época se anunciava que se tratava de um conflito  entre tribos locais.
No entanto nenhum continente tem tanta história, nenhum foi e segue sendo tão essencial à instauração e à reprodução do capitalismo quanto a Africa. Fornecedora de matérias primas e de mão de obra barata, ela segue condenada pelo sistema imperial a essas funções essenciais ao capitalismo.
Hoje somente interessam às grandes potencias os países que possuem recursos estratégicos. Os outros permanecem condenados ao abandono, enquanto esses veem dilapidados seus recursos, sem nenhum retorno que melhore as condições de vida do povo desses países. EUA, China, França, Inglaterra, entre outros, apenas exploram os recursos naturais onde lhes interessam, sem nenhum outro tipo de intercambio que possa fazer reverter essa exploração em beneficio das condições miseráveis de boa parte da população africana.
A história africana reflete a trajetória das civilizações mais antigas da humanidade, com toda sua riqueza, sua cultura, suas contradições, seus conflitos. Uma história sobre a qual se impuseram as potencias coloniais, com a mais brutal exploração seus recursos naturais e da sua gente, submetida ao pior crime contra a humanidade – a escravidão.
Hoje a África segue sendo marginalizada politicamente, explorada economicamente, discriminada ideologicamente. É objeto dos interesses das grandes corporações multinacionais, apoiada pelos governos desses países. Raros governos e institucionais internacionais tem uma atitude de solidariedade com os países africanos.

Nenhum comentário: