Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Psol e PT dividirão palanque em pelo menos cinco cidades

Formado a partir de dissidência, Partido Socialismo e Liberdade não descarta alianças com antigo desafeto

Por: Gisele Brito, da Rede Brasil Atual

Publicado em 16/07/2012, 19:28

São Paulo – Oito anos depois de ser fundado a partir da saída de membros do PT, o PSOL não descarta alianças com o Partido dos Trabalhadores. Em pelo menos cinco cidades – Laranjal do Jari e Tartarugalzinho (AP), Moreno e São José do Belmonte (PE) e Vinhedo (SP) – candidatos dos dois partidos dividirão o palanque. “Com o PT, as alianças não são a regra. Onde elas foram feitas houve uma exceção que levou em consideração a realidade local”, explicou Rodrigo Pereira, secretário nacional de organização do PSOL. Para que as alianças fossem referendadas pela direção nacional era preciso que em âmbito local o PT estivesse em contradição com a direção nacional e que as bases atuassem juntas no movimento social, além da vida pregressa do cabeça da chave.

Em uma reunião realizada hoje (16), na sede estadual do partido em São Paulo, a Executiva Nacional do PSOL impugnou cerca de 200 coligações que haviam sido firmadas por diretórios municipais de todo o país para a disputa das próximas eleições. Entre elas, ao menos sete em que dividia a chapa com PT. Segundo Pereira, nenhuma aliança que envolvesse DEM, PMDB, PP, PR, PSD, PSDB e PTB foi aceita.

“Esses partidos têm configurações muito nacionalizadas. Estruturas que vêm de cima para baixo e determinam muito a atuação deles. Alianças com partido notadamente de direita foram impugnadas. E aquelas com partidos da frente popular, que nos anos 1990 deram base ao PT, foram analisadas caso a caso”, afirmou Pereira.

Nenhum comentário: