Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Campanha oposicionista no Jornal Nacional

Publicado em 23/01/2012

 

Por: Helena Sthephanowitz, especial para a Rede Brasil Atual

Havia duas notícias envolvendo o Ministério da Educação, na sexta-feira (20). A notícia boa e mais importante mereceu apenas 32 segundos: “Terminou o prazo de inscrição no ProUni, com o recorde de 1,2 milhões alunos inscritos". No sabado (21), o MEC antecipou a divulgação dos 195 mil bolsistas selecionados. Eficiente, não? Terminou sexta feira a inscrição e o resultado saiu no sabado.

O Jornal Nacional só mostrou a locutora lendo a notícia, nada de imagens do ministro da Educação, Fernando Haddad, mesmo que nesta mesma edição ele aparece dando entrevista ao telejornal, em outra matéria. Cenas de alegria de estudantes que conquistaram bolsa universitária, nem pensar.

Em outra notícia, o telejornal gastou 1 minuto e 37 segundos para tentar constranger o ministro, anunciando o "cancelamento" de uma prova que nunca existiu.

Além da prova anual do Enem, que já existe a cada fim de ano, o ministério planejava fazer outra prova em abril, ampliando para duas aplicações por ano. Para 2012, a iniciativa foi cancelada, por que o Ministério Público está fazendo novas exigências referentes à prova do ano passado, o que sobrecarrega a estrutura que cuida da logística das provas.

Nesse caso, o JN levou ao ar o ministro Haddad explicando o que a emissora julga ser problema. Por mais que o telejornal tenha tentado fazer uma edição que o constrangesse, o que se viu foi um William Bonner ranzinza, e um Haddad tranquilo, explicando à população algo que é razoável e compreensível de se entender.

Tiro no pé

O JN acabou dando um tiro no pé, ao fazer apenas o ministro ficar cada vez mais conhecido, com milhares de famílias satisfeitas com o Enem como oportunidade de acesso a 95 universidades públicas do Brasil, sobretudo famílias de baixa renda que não tem dinheiro para pagar viagens e inscrições em diversas cidades para fazer vários vestibulares. Ou ainda ao ProUni, que oferece bolsas em instituições particulares conveniadas.

Mas as eleições em capitais não serão só em São Paulo.

Em Recife, o prefeito é do PT e o governador do PSB. O Jornal Nacional resolveu dar destaque as notícias sobre  protestos  de aumentos de passagens de ônibus e repressão policial. Manifestações populares legítimas como aquela realmente são pauta para qualquer noticiário nacional.

O que está errado é que, há anos, quando acontecem manifestações em São Paulo, pelo mesmo motivo, o Jornal Nacional não chega a se comover. A prefeitura paulista, chefiada por Gilberto Kassab, estava nas mãos do DEM – migrou para as do PSD com o prefeito. A polícia é comandada por governadores tucanos. Em casos assim, parece diminuiu o interesse da Globo em mostrar cenas da PM jogando bombas de efeito moral e usando cassetetes contra os estudantes em horário nobre.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eis um exemplo para que essa opisção apreda como se faz as coisas



http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/01/28/interna_cidadesdf,287925/operacao-retira-70-familias-de-invasao-em-fazenda-da-uniao.shtml