Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

'Piso de proteção' encobre corte de direitos e políticas sociais, diz professor

Para Eduardo Fagnani, da Unicamp, nova onda liberal quer reduzir papel do Estado a repasse de renda e acabar de vez com políticas de indução de crescimento econômico e social

Por: Raimundo Oliveira, da Rede Brasil Atual

Publicado em 14/11/2012

São Paulo – A ideia de se criar um piso de proteção social para os trabalhadores - como maneira de combater a pobreza no mundo e os efeitos da crise econômica internacional - está sendo usada para encobrir a retirada de direitos dos trabalhadores e o corte em políticas públicas sociais, afirma o professor Eduardo Fagnani, do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Em palestra realizada na segunda-feira (12), na abertura do Encontro do Macrossetor do Serviço Público, promovido pela CUT em São Paulo, Fagnani aponta para a necessidade de mobilização das centrais sindicais, dos sindicatos e dos trabalhadores para uma armadilha das forças conservadoras: apregoar que medidas de transferência de renda, como o programa Bolsa Família, devem ser o foco do Estado e, em função disto, acabar com políticas de saúde pública e seguridade social, com direitos e conquistas trabalhistas e com outros direitos universais conquistados desde o fim da Segunda Grande Guerra. “A força do Pensamento Liberal está muito presente no Brasil e no mundo”, afirma.

Segundo Fagnani, há uma corrente hegemônica no mundo que prega a criação de um Piso de Proteção Social, que seria uma espécie de bolsa família, e, por meio disto, um desmantelamento de todo o aparato de Estado criado com base em políticas de bem estar social, como previdência, saúde e educação públicas.

“O Bolsa Família é um ótimo programa de transferência de renda, mas a melhora dos indicadores sociais no Brasil é devida à articulação positiva entre mecanismos sociais e mecanismos econômicos”, afirma ele. Na Europa, aponta Fagnani, o que vem ocorrendo na maior parte dos países é um total desmonte do que restou de programas públicos que garantiam desenvolvimento econômico e social e começaram a ser liquidados na década de 80 com o neoliberalismo comandado no continente pela ex-primeira-ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher, e pelo ex-presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan.

De acordo com o professor da Unicamp, no Brasil, desde o início da década passada, a partir do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o Estado promoveu um amplo aumento de crédito, passando de um volume de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) para 50%, principalmente por meio dos bancos públicos; de investimento do BNDES, passando de R$ 30 bilhões ao ano para R$ 116 bilhões por ano; pela valorização do salário mínimo em cerca de 60% nos últimos dez anos; e outras medidas estruturantes.

“Há dois modelos em disputa: um é o do capitalismo regulado, o outro do capitalismo desregulado. Um diz que só a transferência de renda para os mais pobres resolve. Outro prega o Estado de bem estar social. Um fala em direitos dos trabalhadores, outro em flexibilização. Um fala em seguro social, só tem direito quem paga. Outro diz que todos tem direito à seguridade, até os que não têm condições de pagar”, aponta.

De acordo com Fagnani, com o avanço dos neoliberais na década de 1980 começaram os ataques ao modelo de bem estar social implantado na Europa do pós guerra, vigente até o final dos anos 70, e partir do início da atual crise, em 2008, gerou uma nova situação, pior que o cenário anterior.

Ele aponta que, depois de operações financeiras irresponsáveis, quando os principais bancos europeus estavam para quebrar, os banqueiros chamaram o Estado para socorrê-los e os países injetaram trilhões de euros nestas operações.

“Agora, com a crise financeira e econômica, o que a Europa passou a viver é o que nós da América Latina vivemos a partir dos anos 80, quando enfrentávamos graves crises econômicas. Naquele período, 11 países da região tiveram seus sistemas de seguridade social privatizados”, aponta.

“A nova coqueluche do mundo é o piso de proteção social. Para resolver os problemas do mundo cria-se o piso, apontado como novo paradigma. Mudam a embalagem para enganar os incautos, mas, na verdade, o que esta proposta vende é o fim da Convenção 102 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 1953, que define as normas mínimas de seguridade social”, diz.

Fagnani discorda radicalmente da visão liberal que prega a aplicação de recursos públicos somente em programas de transferência de renda. “Há uma unanimidade no mundo atualmente que vende uma imagem de que o Brasil conseguiu melhorar seus índices sociais somente com o Bolsa Família. O que está por trás desta jogada? Implantar o piso de proteção aocial em escala global e desmantelar o que ainda resta de política pública para o bem estar da população”, afirma.

Nenhum comentário: