Cidadania
Às vésperas do 7 de setembro, escritor e religioso sustenta a ideia de que a verdadeira independência do Brasil ainda não ocorreu
Por: Redação da Rede Brasil Atual
Publicado em 03/09/2012,
Tema da 18ª edição do evento é 'Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta os direitos de toda a população' (Foto: Reprodução)
São Paulo – O escritor e religioso Frei Betto falou hoje (3) à Radio Brasil Atual que a verdadeira independência do Brasil só se dará quando toda a população tiver acesso a direitos básicos, como alimentação, moradia e trabalho. Ele ressaltou a importância do 18º Grito dos Excluídos, que acontece nesta Semana da Pátria.
A programação da manifestação popular, liderada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dá caráter social ao feriado nacional do dia 7, historicamente comemorado apenas pela tradição militar. O grito teve sua primeira edição em 1995. Frei Betto comentou também o papel fundamental que os movimentos sociais, igrejas, associações e sindicatos têm na luta pelos direitos da população.
O Grito dos Excluídos começou no último sábado (1º). Durante a semana haverá manifestações, seminários e protestos em todos os estados brasileiros, com exceção do Acre, com o tema “Queremos um Estado a serviço da nação, que garanta os direitos de toda a população”.
Em debate também a saúde pública, a educação, as drogas, a moradia urbana e a violência entre jovens, principalmente negros e pobres.
Ouça a entrevista de Frei Betto
"Grito dos Excluídos 2012" protesta por saúde , educação e direito à moradia
Nenhum comentário:
Postar um comentário