Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Mapa de Mosqueiro-Belém-Pará

Bem-vindo ao blog do PT de Mosqueiro, aqui nós discutimos a organização e atuação do Partido dos Trabalhadores nas relações sociopolíticas e econômicas do Brasil e do Pará. Também debatemos temas gerais sobre política, economia, sociedade, cultura, meio ambiente, bem como temas irreverentes que ocorrem no Mundo, no Brasil, no Pará, mas em especial na "Moca". Obrigado por sua visita e volte sempre!

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A 35 dias da eleição, Chávez mantém vantagem superior a 20 pontos

Internacional

Pesquisa do Ivad mostra 61% da população venezuelana favorável à eleição, contra 39% em apoio à oposição

Por: Do Opera Mundi

Publicado em 03/09/2012

A 35 dias da eleição, Chávez mantém vantagem superior a 20 pontos

Considerando nulos, indecisos e os que preferiram não responder, os números dão 50,8% para Chávez e 32,4% para Capriles (Foto: AVN)

São Paulo – A mais recente pesquisa de opinião sobre a eleição presidencial venezuelana, que será disputada no dia 7 de outubro, mostra o atual presidente, Hugo Chávez, com cerca de 20 pontos percentuais de vantagem sobre seu principal adversário, Henrique Capriles.

O levantamento, realizado pelo Ivad (Instituto Venezuelano de Análise de Dados) e divulgado na noite de ontem (2), mostra Chávez, do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), com 61,05% de preferência, contra 38,95% do candidato apoiado pela coligação MUD (Mesa da Unidade Democrática), considerando apenas os votos afirmativos. Já quando a pesquisa contabiliza os nulos, indecisos e os que preferiram não responder, equivalente a 16,8% dos entrevistados, os números dão 50,8% para Chávez e 32,4% para Capriles.

Do grupo dos indecisos, 61,4 % consideram que o atual presidente ganhará as eleições,  25% acreditam que o triunfo será da oposição e 13,6% não sabem.

Entre os entrevistados pelo Ivad, 71,5% afirmam que a gestão de Hugo Chávez é positiva,  27,7%, negativa, e 0,8% não sabem responder. A confiança em Chávez está em 61,8%, enquanto a rejeição fica em 36,9%. Apenas 1,3% não manifestaram opinião.

Sobre a preferência partidária, o levantamento constatou que 47,2% se identificam com o PSUV; 7,6% com o “Primeiro Justiça”, 5,2% com a “Ação Democrática” (esses dois últimos integrantes da MUD); 11,9% para todos outros partidos somados. Já 26,9% dizem que não preferem nenhum, enquanto 1,4% responderam ou não sabem.

O Ivad entrevistou 1.200 pessoas em todo o país entre os dias 17 e 27 de agosto. O próximo presidente governará a Venezuela pelos próximos seis anos.

Nenhum comentário: