O QUE O PT E ANA JÚLIA FIZERAM POR MOSQUEIRO?
Nos governos, o PT prima pela melhoria da vida das pessoas, pois para além de qualquer discurso bonito, o que interessa de fato é a qualidade de vida da população: comida na mesa, educação de qualidade, acesso a tratamento de saúde, saneamento básico, cultura, esporte e lazer. Assim, o governo federal, comandado pelo presidente Lula e governo do estado liderado por Ana Júlia, fizeram isso: cuidaram melhor da vida das pessoas, principalmente dos mais necessitados.
Vamos destacar as ações do governo do Partido dos Trabalhadores (PT) que melhoraram a vida dos mosqueirenses:
J Entre os anos de 1997 e 2004, a Prefeitura de Belém governada pelo PT criou o programa bolsa escola municipal de um salário mínimo para alunos carentes da rede municipal de ensino, em Mosqueiro mais 500 famílias carentes foram contempladas com a bolsa escola; estruturação do banco do povo, que concedeu crédito a pessoas de baixa renda da ilha; quebra do monopólio da empresa Beira-Dão e criação da linha urbana entre Belém e Mosqueiro com o valor da passagem igual aos dos ônibus de Belém; construção e/ou reestruturação dos postos de saúde da Baía do Sol, do Carananduba, do Maracajá e da casa-família do Aeroporto, Sucurijuquara e Furo das Marinhas, além da abertura das casas de assistência a saúde mental para atendimento a crianças e adultos com necessidades especiais; urbanização da orla da praia do Chapéu Virado e Farol; construção da ponte em concreto sobre o rio Sucurijuquara; asfaltamento de várias vias da ilha; reforma do porto do Pelé; incentivo ao turismo ecológico com divulgação e visitas programadas a “trilha olhos d’água”; criação do programa Família Saudável e do programa de Combate à Dengue; projeto de esgotamento sanitário da ilha que foi abandonado pelo prefeito posterior.
Com a governadora Ana Júlia, o PT continuou investindo em Mosqueiro. O governo democrático e popular realizou as seguintes ações na ilha:
J Foram investidos um milhão de reais na reforma, ampliação e climatização da escola estadual Honorato Filgueiras, inclusive com a construção de um auditório climatizado com capacidade para 150 pessoas, construção de uma arena de vôlei e reforma do ginásio poliesportivo da escola.
J Investimento de 740 mil reais na reforma geral e climatização da escola estadual Abelardo Leão Conduru, sem reforma há mais de trinta anos, essa escola recebeu vida nova. J Também, a escola estadual Maria Luiza Pires passou por uma reforma geral com investimento de 104 mil reais. Isso mostra uma atenção especial à educação dos jovens mosqueirenses, que agora podem frequentar uma escola, onde se sentem melhor e confortáveis para assistir às aulas.
J Criação do programa de inclusão digital – o Navega Pará. Existem hoje em Mosqueiro três praças digitais: na Vila, no Chapéu Virado e no Carananduba. Nas praças digitais há conexão gratuita a internet. Estabelecimento de três infocentros: no Aeroporto, no Carananduba e na Baía do sol. Espaços onde se desenvolvem, gratuitamente, cursos de informática básica e avançada para a população mosqueirense.
J O mesmo PT, de Ana Júlia, entregou à Agência Distrital de Mosqueiro a Patrulha Mecanizada, composta por duas caçambas, uma raspadeira e uma pá mecânica, para cuidar da limpeza de nossa ilha.
J Ademais, em parceria com o Governo Lula, do PT, Ana Júlia, também do PT, desenvolveu em Mosqueiro o projeto “Luz para todos,” através da instalação de energia elétrica para várias comunidades mosqueirenses: Castanhal do Mari-Mari e Caruaru na (região das ilhas), assentamento Paulo Fonteles, assentamento Mártires de abril, assentamento Irmã Dorothy Stang, Ipixuna (Baía do Sol) e Bacabeira (Furo das Marinhas).
QUEM FEZ MAIS POR MOSQUEIRO?
O QUE O PSDB E SIMÃO JATENE FIZERAM POR MOSQUEIRO?
L Em primeiro lugar: fizeram a Orla do Maçarico. O problema é que esta obra foi feita em Salinas, e não em Mosqueiro. Pois o PSDB de Simão Jatene segue a cartilha do Grupo ORM. E o projeto de balneário turístico, para este grupo, corresponde a Salinas e não a Mosqueiro. Observação: este mesmo Grupo Liberal, da TV Liberal, é o que utilizou os retransmissores públicos da TV Cultura e ainda recebia pela utilização, numa negociação fraudulenta e imoral entre o PSDB, de Simão Jatene, e o Grupo dos Maioranas.
L O PSDB, de Simão Jatene, de José Serra, fez em Mosqueiro à seccional, ou seja, um “cadeião”. Vamos comparar: enquanto o PSDB constrói cadeia, o PT se preocupou com as escolas da ilha, com a educação de nossos jovens.
L Simão Jatene, do PSDB, fez uma escola em Mosqueiro? Comprou o terreno atrás da CELPA e fez o alicerce. Não passou disso. Quantos alunos estudam nessa escola? Nenhum. A escola não existe. E o dinheiro para a construção? Para onde foi? Até hoje não se sabe. Talvez tenha sido utilizado em campanhas políticas de correligionários do PSDB e de Simão Jatene. É uma possibilidade. Lembremos do escândalo da CERPASA e do convênio entre o governo do estado e a Companhia Vale, no qual a empresa repassou milhões de reais para o governador Simão Jatene construir 40 mil casas populares. Cadê essas casas populares? Onde elas foram construídas?
L O PSDB, de Serra e de Jatene, sucateou as escolas estaduais (nenhuma escola estadual foi reformada em Mosqueiro), não realizou concurso público para professores, deixou milhares de alunos sem aulas, justamente por, falta de professores.
L Relegou a último plano a segurança pública na ilha: não realizou concurso público para novos policiais, não cuidou dos equipamentos, não investiu na frota de veículos, sem renová-los e sem repará-los.
L Além disso, quando a prefeitura de Belém era administrada pelo PT, o governo do PSDB do Simão Jatene, reduziu de 36% para 24% o repasse do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) recolhidos no estado do Pará e transferido para a prefeitura, promovendo, consequentemente, a falta de recursos para investimento em Mosqueiro.
L E a privatização da Rede Celpa, que além de encarecer a tarifa de energia elétrica, precarizou o serviço, pois todos nós sabemos que basta cair qualquer “chuvinha” em Mosqueiro para que ocorra interrupção na distribuição de energia, haja vista, a falta de manutenção da rede. Também, não podemos esquecer que com a redução das equipes de plantão emergencial, qualquer interrupção na distribuição de energia, seja na fiação das vias públicas, como nas unidades consumidoras (residências) a demora para a reativação dos serviços é “irritante”. Quem privatizou a Rede Celpa? Com a palavra o Simão Jatene e o PSDB.
CONCLUSÃO:
Sem sombra de dúvida, quem fez mais por Mosqueiro foi o PT, de Ana Júlia, de Lula, de Dilma, do número 13, da cor vermelha do nosso coração e da bandeira do Pará.
Portanto, no dia 31 de outubro, vamos deixar no passado a fome, a miséria, o sucateamento dos serviços públicos, o governo para os ricos, o neoliberalismo e o amarelo anêmico do PSDB de Simão Jatene e José Serra.
De outro lado, vamos dizer sim ao Brasil novo, ao emprego, à renda, à educação, à saúde, ao governo para todos, ao futuro, à vida. Vamos eleger: Dilma – 13 –, a primeira mulher Presidente do Brasil, e reeleger Ana Júlia – 13 –, Governadora do Estado do Pará. Assim, o nosso Mosqueiro, o nosso Estado do Pará e o nosso Brasil vão continuar no rumo certo: cada vez mais lutando por uma vida de qualidade não apenas para a minoria, mas para todos.
Repostado pelo blog para mostrar que sem sombra de dúvidas o PT e o Governo Ana Júlia fizeram muito mais pelo Mosqueirenses. O PSDB e o “Jateve” tiveram 12 anos: fizeram um cadeia que não tem muita utilidade, pois deveria ser usadas como “lar” para muitos amarelhões que estão soltos, andando pelas ruas da ilha fazendo mer…. e falando asqueiriçes das pessoas trabalhadores e honestas da ilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário